Número total de visualizações de páginas

8 de julho de 2011

Será que estúpido vem de estupefacto?

“Tem lógica que assim seja. Quando uma pessoa fica estupefacta, fica surpreendida, admirada, etc, ou seja, nesse momento fica estúpida.. de facto.. :p”
S.C.

Então e o que é ser/ficar estúpido?

“A estupidez é a qualidade ou condição de ser estúpido, ou a falta de inteligência, ao contrário de ser meramente ignorante ou inculto. Esta qualidade pode ser atribuída às acções do indivíduo, palavras ou crenças. O termo assim também pode se referir ao uso inadequado do juízo, ou insensibilidade a nuances por uma pessoa que se julga inteligente. A determinação de quem é estúpido é relativamente difícil, apesar das tentativas de medir-se a inteligência (e assim estupidez) tais como testes de QI.”

Wikipédia.

Aparentemente é difícil classificar alguém como estúpido.

Mas vamos lá. Então e estupefacto?

adj. Entorpecido. Atónito, Assombrado, Estarrecido.

Siga para um exemplo.

“Outro visitante ficou gravemente ferido em 2008, quando foi atacado por um urso do Himalaia ao pular dentro da jaula do animal, diante do olhar estupefato do resto do público”

Folha de São Paulo, 30/01/2010

Então o que aconteceu foi o seguinte… Um idiota qualquer, leia-se estúpido, decidiu saltar para dentro de uma jaula. Jaula essa que continha um animal, um animal que imagino eu seja muito fofinho na TV, e aparentemente, fê-lo em frente de toda uma imensidão de gente. Imensidão de gente essa que, naturalmente, pensou “Que OTÁRIO!”, ou de um modo mais suave, “este senhor é um pouco estúpido de facto”. Certo?

Teoria: A expressão “estúpido de facto”, repetida milhões de vezes em todo o mundo nas mais variadas linguas começou a tentar acompanhar a avalanche de coisas estúpidas que acontecem por segundo no Universo. E porque nada é estúpido se não tiver testemunhas, para cada estupidez, é altamente provável que haja um individuo que diga “bem… isso é um pouco estúpido de facto”. Talvez dito entre soluços provenientes de fortes gargalhadas... Enfim, a ideia está presente.

Certo?

Surge então a hipotese de que, eventualmente, a expressão “estúpido de facto” possa ter ganho novos contornos e possa ter passado a caracterizar a pessoa observadora dos actos menos inteligentes que tomam lugar neste nosso belo planeta azul numa base diária.

Posteriormente tendo sido banalizada e utilizada em contextos semelhantes, nomeadamente, o de surpresa. Não?

Conclusão: Nem os estúpidos andam sozinhos. ;P

2 comentários:

Anónimo disse...

Estou estupefacta!
V.B.

Ana Cláudia disse...

Ahahahahh ;D Isso não é simpático V.B.! xD